quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Bloqueios criativos, ideias e renascimentos


Como se pode notar, este blog está parado desde seu início. Isso aconteceu porque seu autor, e tudo que à sua criatividade importa, encontra-se desde então em um hiato perpétuo: o famigerado bloqueio criativo.

Não que não tenha ideias - Deus sabe como sou amaldiçoado por elas constantemente - mas o que acontece é simplesmente um descompasso entre o pensar e o agir. Nestes milissegundos que separam a concepção mental e a ação de começar a produzir (que pra mim começa com o botão do Windows do meu teclado) existe o que poderia chamar de uma membrana: anos de frustração e inércia; toneladas de mal costume e preguiça, acumulados em camadas como numa árvore, me fazendo repensar, deixar pra lá, não agir. Tais camadas, como uma poça de piche, vão me sufocando e tragando pra baixo, de volta ao útero agradável e morno da inércia passiva, que mora quilômetros abaixo da linha da mediocridade. 

Ao invés de seguir o ímpeto de criar, me vejo sempre postergando, sempre adiando, sempre dourando a pílula e me dando toneladas de desculpas. "Trabalho", "estudo", "vida pessoal" são as bolas da vez.

Tenho mestrado muito pouco nos dias que se seguiram ao início deste blog porque minha mente, após a geração deste conteúdo, teve um vislumbre do TAMANHO do trabalho que ia dar arquitetar e manter este jogo e num passe inconsciente maquiavélico, vem me sabotando com percepções e ideia acima, me fazendo deixar pra lá, um pouquinho de cada dia, um pouquinho por vez. 

Não sei onde li (acho q foi no cracked.com; sempre é no cracked.com) que esse modo automático/passivo/procrastinador é o padrão de nosso cérebro: encontramos zonas de conforto e jiboiamos nela o máximo possível. Até parece que libera ocitocina, serotonina ou qualquer substância dessas que dê um barato legal na mente.

Só sei que ultimamente ando inquieto, assaltado por idéias. Aos poucos venho vazando-as no meu facebook, para estranhamento dos meus amigos, anotando em txts perdidos entre google drives e dropboxes. Mestrei one-shots (que para os não jogadores de RPG - oi! - são aventuras de uma tarde só. Tipo uma partida de UNO muito grande onde ninguém ganha) dentro do universo no qual as ideias desta campanha foram concebidas e vi os temas e conceitos que pensei anteriormente recorrendo cada vez mais no meu panorama mental. 

Por tudo isso, resolvi o seguinte: Continuar isso aqui, não mais como um blog do jogo, mas sim como um painel onde posso postar o que me vem na cabeça: botar pra fora o que já está quase explodindo aqui dentro. Extravasar a criatividade para ver se consigo ter um pouco de paz de espírito.

Logo, informo que haverá no mínimo 4 tipos de post aqui:

1 - registro de sessões/personagens/memorabília desta já bagunçada campanha de mago: a ascensão;
2 - postagens de idéias aleatórias;
3 - contos que me vem
4 - aos poucos, os primeiros capítulos do livro que sempre tive na cabeça desde 2006.

Espero que dê certo. 

PS: Ah, a forma que consegui encontrar para burlar o bloqueio criativo é escrever sem revisar, sem anotar, sem modificar o texto, em um tiro constante. Logo, vocês verão muitas repetições de termos, de palavras e de estruturas textuais. É como penso. Melhor pra fora errado do que para sempre correto dentro da minha cabeça, né?

Nenhum comentário: